terça-feira, 18 de maio de 2010

O Final – Ugly betty

image No penúltimo episódio de Ugly Betty, o filho bastardo de Claire Meade, Tyler, chega a Mode Magazine portando um revolver de Wilhelmina, atirando na própria co-editora-chefe. No último capítulo, descobre-se que Wilhelmina entra em coma, porém acorda após uma visita do grande amor de sua vida, Connor.
Na abertura da "series finale" de Ugly Betty, há o enterro do cachorro de Amanda, Halston, herdado das fortunas de Fay Sommers. Em seguida, Betty vê-se nervosa para contar a Daniel sobre a proposta que recebera de trabalhar como editora-chefe em uma revista de Londres. Daniel, por sua vez, fica dividido em aceitar que Betty vá e que Betty fique. A questão era tamanha, que o editor-chefe cobriu a proposta da revista londrina, com direito a aumento significativo de salário e mais a frase "Betty, deixe-me falar primeiro: não consigo viver sem você!", mas Betty decidir ir de qualquer maneira.
Daniel entristece-se e sua mãe nota. Claire pergunta se a repentina tristeza de Daniel foi causada pela perda das habilidades de Betty para outra revista, ou se aquilo era reflexo de sentimentos amorosos que ele sentia pela ex-assistente. Daniel decide, após relutar muito, com direito a queimar a ficha de demissão de Betty, que sua grande amiga parta para a Inglaterra.
Durante a quarta temporada, principalmente nos episódios finais, a química entre Daniel Meade e Betty Suarez ganha destaque, sendo aprovada por grande parte da audiência.
As despedidas foram os atos mais emocionantes e tristes da series finale. Betty ganha uma festa na Mode, onde dança com Amanda e Mark, os quais lhe desejam sorte e dizem que sentirão saudades. Mark, que antes questionava-se se conseguiria encontrar um grande amor, entrega-se aos braços de Troy (funcionário da Mode), o qual fora seu antigo "ficante". Já Amanda, que recebera um promoção (agora no cargo de estilista da Mode), finalmente encontra seu pai verdadeiro: trata-se de Spencer, o dono de uma loja que consulta Amanda sobre roupas e torna-se um grande amigo (sendo ele homossexual também). Na festa, também vemos Wilhelmina despedindo-se de Betty - o ápice do encontro foi a vilã declarando à ex-assistente que esta seria uma ótima chefe para quem quer que fosse.
A despedida dos Suarez foi marcada por lágrimas tanto dos atores quanto da audiência. Ali, vemos Hilda casada com Booby (seu ex-colega de escola e melhor amigo), Justin (que finalmente confirmou sua homossexualidade) namorando Austin, e o grande pai da televisão, Ignácio, que irá morar sozinho na casa do Queens, uma vez que Hilda, Booby e Justin se mudarão para Manhattam. O último da família de quem Betty se despediu foi Ignácio - e aqui entrou a clássica ação em que o pai de Betty entrega um saco de lanche para a filha. Betty agradece, entra na limousine e olha a família pelo vidro traseiro. Ali, ela recorda da antiga Betty usando um poncho para o primeiro dia de trabalho.
De volta a Mode Magazine, a revista trabalha para sua 100ª edição. Daniel está em seu escritório examinando O Livro, folheando as página de homenagem aos antigos editores-chefes. Ao chegar na página de "Era Daniel Meade & Wilhelmina Slater", o editor entra em epifania, vai para a sala de Wilhelmina e entrega-lhe o cargo de editora-chefe absoluta. Wilhelmina estranha, mas Daniel se demite. A vilã pergunta "Para onde você vai?", e ele responde "Vou recomeçar". E então, vemos a vilã de Ugly Betty tendo um final feliz e entregando a seu vassalo Mark um cargo importante nos setor de criação.
Finalmente, estamos em Londres/Inglaterra. A edição, aqui, destaca o trabalho de Betty como editora-chefe em uma revista, dias depois de sair de Nova York. A caminha do trabalho, Betty esbarra em um homem, pede desculpas, e ao olhar para saber quem era descobre que se tratava de Daniel Meade. A ex-assistente e o ex-patrão conversam em uma escadaria, onde Daniel revela a Betty que demitiu-se da Mode Magazine e que ficaria em Londres por mais alguns dias, convidando-a, enfim, para um jantar. Betty aceita e ainda diz "Estou a procura de um assistente. Se quiser entrar...". Daniel ri e responde "Talvez eu envie meu currículo".
E então, com uma música ao fundo, Betty volta ao trabalho, bonita e bem-sucedida, caminhando por uma praça londrina.
Um destaque nesse final foi a aparição, em letras vermelhas, da frase UGLY BETTY, que também apareceu no final do episódio piloto. Enquanto vemos Betty caminhar pela praça de Londres, o "UGLY" vai sumindo aos poucos, deixando apenas "BETTY" na tela, demonstrando, então, em duas palavras, a imensa e árdua tragetória da melhor assistente e editora-chefe do mundo - Betty Suarez.
[editar] As relações amorosas de Betty
O final de Ulgy Betty é aberto, deixando a audiência imaginar se Betty ficaria ou não com Daniel Meade no futuro. As pistas desse episódio (como o convite de jantar de Daniel para Betty, ou a triteza do editor em deixar Betty partir), somado à química dos personagens, indicam que ambos terminam, sim, juntos.
Sobre os outros casos amoros de Betty Suarez, eis a conclusão.
1. Walter não reaparece. 2. Matt vai para a África ajudar no combate à pobreza (não aparece no episódio final). 3. Gio está na Inglaterra, e após um encontro com Betty (no ante-penúltimo episódio), revela estar noivo e que ama sua futura esposa, ambos, até então, donos de um negócio culinário que lhes garante sucesso. 4. Já Henry aparece no penúltimo episódio da série, com o filho nos braços, convidado, acidentalmente, por Betty para ser seu par no casamento de Hilda. Os dois saem para almoçar, e então Betty decide, com o apoio de Henry, de não recomeçar o relacionamento entre eles, uma vez que seus caminhos não mais se cruzavam. Henry recebe uma proposta de trabalho em Nova York, e aconselha Betty a aceitar o cargo de editora-chefe em Londres. 5. Daniel sempre teve com Betty uma relação de amizade que ultrapassava os laços de irmão e irmã. Os sentimentos que sentia pela ex-secretária talvez fossem ocultos por outros motivos, mas vieram a tona quando Betty retirou, enfim, os aparelhos. Após isso, vê-se com clareza que Daniel quer algo a mais com Betty, demitindo-se então da Mode, viajando para Inglaterra (onde Betty estava) e convidando-a para jantar, sendo que o editor decide ficar em Londres por mais um tempo (quem sabe para investir na relação com Betty?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário